Menu

sábado, 24 de abril de 2010

Confusões do Poder na área da Saúde


Hoje não teremos uma epifania cultural! Mas sim, uma epifania de protesto!
Pois hoje eu fui dar uma conferida no andamento da Campanha de Vacinação para prevenir a gripe H1N1, que ocorre este sábado (Isso que se chama de epifania). Segundo o informe (que pode ser visto na integra aqui) no site do Ministério da Saúde “o chamado está sendo feito para idosos com doenças crônicas, que iniciam agora sua etapa, e todos os convocados anteriormente, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos”.
Segundo nota divulgada para a imprensa pela Secretária Municipal de Saúde de Belém (SESMA), a campanha de sábado (24 de Abril) se restringe somente aos Idosos. Ou seja,
para nosso governo municipal o Ministério da Saúde e nada, são sinônimos. Pois o Ministério, que se leva a crer, que está no último patamar de gerencia da Saúde do país, pode ser ignorado por um governo municipal, que está na base desta pirâmide hierárquica. Como falaria a minha avó: “Eles são os últimos que falam e o primeiro que apanham”. Na lógica seria assim, mas pelo que vejo a banda não anda tocando desta forma.
Anteriormente eu fui duas vezes à Casa da Família do meu bairro. Na primeira vez, por sinal na última campanha de vacinação que aconteceu no sábado, faltavam seringas no período da tarde. Então retornei no inicio desta semana, julgando que por ser a última semana, teria toda a estrutura para atender a demanda, me surpreendo com a informação de que não possui desta vez a vacina.
Segundo uma fonte da imprensa, a Secretaria informou que depois da vacinação dos idosos abrirá novamente. Mas veremos!
Mas fica aqui expresso como fiquei passada com a forma que o Governo Federal é ignorado pelo Municipal. Podemos ter sido descobertos a 510 anos (comemoramos no dia 22 de Abril esta "bela" data), mas será que de fato fomos descobertos mesmo?...Ou ainda andamos perdidos nesta democracia com trejeitos de anarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário