Menu

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aprendendo com os erros anteriores

TV Liberal, de Belém (PA), anda aprendendo com suas cabeçadas. Pois no último dia 21 de Agosto, ocorreu na Câmara Municipal de Bélem, uma audiência pública para decidir a privatização do sistema de abastecimento da cidade Belém. Eu estava presente a esta audiência e estava prevendo o que viria pela frente, e na ocasião eu vi a equipe de reportagem da TV Boas Novas, TV Record e TV Cultura. Eu sabia que eles sairiam com uma boa pauta dali, pois antes mesmo de começar, os humores já estavam alterados. Mas tive que me ausentar para tocar a produção do jornal no gabinete onde eu trabalho. Ao ligar para um membro da equipe, ele me contou o que estava acontecendo, então corri para a sala da Assessoria de Comunicação da casa, e de lá pude ver empurra-empurra, briga, cadeiras bagunçadas e algumas ainda voando, xingamentos, uma cena de guerra. Na mesma hora eu sussurrei: "É Dona Liberal, perdeu essa pauta, não acredito!". E minhas suspeitas foram confirmadas, quando no PATV - 2ª Edição (conhecido por aqui como Jornal Liberal - 2ª Edição) saiu apenas uma notinha sem graça, sobre um evento tão relevante.

Então levanto o questionamento: Como uma TV tão competente perde um fato que trata de um assunto tão relevante que é a privatização do abastecimento de água? Como pode perder uma reunião que, até eu com minha pouca experiência, sabia que sairia briga? Uma equipe em uma tarde de poucos fatos na capital não poderia estar lá?

Depois os jornalistas reclamam que aqui em Belém não acontece pautas quentes, sendo que essa se revelou quente quando foi marcada, já que o governo e os sindicatos tem uma histórica rixa, chegando as vezes até as vias de fato como foi desta vez. Eu sempre apreciei o trabalho da Globo e suas afiliadas, alguns até me criticam por ser tão boazinha com a Globo. Mas eu dou a Cesar, o que é de Cesar. E a Globo é uma potência da comunicação, sim!

Mas a lição foi aprendida, e como a audiência foi interrompida na semana passada, continuou hoje. A TV Liberal estava presente com uma repórter de pouca experiência (outro equivoco da empresa, pois pautas como essa exige profissionais antigos que entendam a malicia do poder, conselho de quem está na casa e sabe a diferença que um bom jornalista da velha guarda faz, cite Santino Soares), mas a sessão foi relativamente calma, perto da anterior, com apenas alguns xingamentos. Ou seja queridinhos, o cavalo passou celado e eles perderam o bonde da história. Agora, contentem-se com o que tem nas mãos, ou torçam para que uma porrada igual ou pior aconteça. Pois a história da privatização ainda não terminou, e isso vai dar muito pano pra manga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário